top of page

DIFÍCIL DISSIPAÇÃO DE CALOR: COMO RESFRIAR QUADROS ELÉTRICOS NESSA SITUAÇÃO?

Há casos em que a dissipação de calor do interior do armário para o ambiente é muito difícil, como aqueles instalados em zonas de proteção contra incêndio nas quais a parede do armário não deve ser violada ou para armários que são operados sob um invólucro de proteção.

 
O lado frio ativo está localizado dentro do gabinete e o refrigerador passivo está localizado fora dele.

Em um processo de arrefecimento convencional de um armário elétrico, eletrónico ou de controlo, o dispositivo de arrefecimento normalmente é instalado em uma das paredes laterais ou no teto do armário. Porém, há casos em que a dissipação de calor do interior do armário para o ambiente é muito difícil, como aqueles instalados em zonas de proteção contra incêndio nas quais a parede do armário não deve ser violada ou para armários que são operados sob um invólucro de proteção. Nestes casos o calor deve ser transportado para fora do armário de uma outra forma.

A tecnologia Peltier oferece uma solução muito boa para isso: a separação do lado quente e do lado frio em dois dispositivos individuais que são conectados por um fluxo de fluido. Este fluido, transportado por mangueiras ou tubos, pode simplesmente ser conduzido para dentro e para fora do armário junto com as linhas de alimentação elétrica através da entrada normal de cabos.


Basicamente existem três opções para construir tal sistema:

Opção 1: o lado frio "ativo" está localizado dentro do armário e contém os módulos Peltier. Um trocador de calor com base em fluido forma o lado quente desta parte. Um trocador de calor passivo (fluido para ar) é a segunda parte do sistema que ficará do lado de fora do armário. Esta opção é a mais versátil e fácil de implementar.


Opção 2: o lado frio passivo está localizado dentro do armário, ou seja, o refrigerador transporta o calor do ar interno para o fluido pré-resfriado. O resfriador ativo está localizado fora do armário assim como o lado quente do sistema. Esta opção envolve os problemas de transporte do fluido frio por longas distâncias e requer mangueiras ou tubos com bom isolamento térmico.


Opção 3: ambos os componentes de dentro e fora do armário são refrigeradores ativos. Esta opção é preferencialmente aplicada em casos de altas temperaturas do ambiente e altas diferenças de temperatura entre o ar dentro do armário e o ar ambiente. No entanto, a eficiência de tais sistemas não é ideal e a potência efetiva é limitada.

Os resfriadores ativos (lado quente) localizados fora do armário podem, se necessário, ser instalados fora da zona protegida na qual o armário está localizado.

Os principais fluidos usados são líquidos devido à sua maior capacidade de calor específico e incompressibilidade. Água é a solução mais fácil, mas dentro de um gabinete de controlo existe o risco de vazamento e danos associados. Como alternativa, óleos ou líquidos eletricamente não condutores podem ser considerados. Os gases também são concebíveis, mas reduzem o desempenho do sistema. Uma bomba instalada no circuito fornece o fluxo de fluido necessário.

Tais sistemas de arrefecimento Peltier de duas partes, bem como os sistemas de uma parte, oferecem todas as vantagens desta tecnologia: podem operar com arrefecimento e / ou aquecimento, em condições ambientais extremas como ar ambiente carregado de poeira, névoa salina, altas temperaturas ambientes ou influências mecânicas como forças de aceleração ou vibrações.

Os sistemas Peltier de duas partes, no entanto, devem sempre ser projetados individualmente para atender aos requisitos do cliente e, portanto, quase nunca são dispositivos padrão.


Fale com a Europeltier sobre isso! Nós podemos desenvolver seu projeto de gerenciamento de temperatura desde a primeira avaliação totalmente gratuita até a prototipagem e produção em série de seu sistema de controlo de temperatura.


161 visualizações0 comentário
bottom of page